Dúvidas

Deixe sua dúvida na área de comentário abaixo:

70 comentários:

  1. Franciscone L Almeida15 de agosto de 2012 às 08:01

    Juneo, bom dia! A casa da minha mãe está sempre queimando a luz da cozinha. É uma calha com reator eletrônico e duas lampadas de 20. A última vez que troquei não durou nem um mês. Ela fala que sempre que queima dá um estalo e sai fumaça da calha e depois disso não funciona mais. E sempre que vou olhar é o reator que queima.Pode me dizer o está acontecendo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Franciscone, um dos possíveis defeitos pode estar no interruptor que lida e desliga as lâmpadas citas, o mesmo pode estar criando um arco elétrico maior do que o normal, por isso, recomendamos que você troque o interruptor, não precisa comprar outro, para efeito de teste, troque esse com o interruptor com o da sala por exemplo. Anormalidades (má qualidades das emendas ) no circuito que está instalado essas lâmpadas também pode causa muitos problemas.
    EX : A caixa metálica do teto pode estar interferindo no circuito e a interrupção do neutro no interruptor ao longo do tempo prejudica a instalação.
    Atenção: Reatores eletrônicos são sensíveis, precisam ser instalados de forma correta.
    Se não resolver com essas dicas, entre em contato novamente.
    Agradecemos pelo seu contato.
    Att,

    Equipe - Juneo Eletricista.

    ResponderExcluir
  3. Dica: Nos reatores eletrônicos, a instalação em 127 volts de tensão deve-se ligar assim, o fio branco no neutro e o fio preto no fase e deve-se isolar o fio marron se houver (reatores bivolts), desse modo a queima do reator não ocorrerá, mas, você deverá fazer as emendas e isola-las corretamente, ok...Tem gente que monta em 127 volts de forma invertida como já explica aí começa errado e já era... Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Comprei um contator para ligar minha bomba d`agua de 1cv , minha rede é de. 127v
    Liguei os fios fase E neutro No contator. E. A. Saida liguei no motor. Posso ligar a bobina do contator puxando da rede De 127v.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, se caso a bobina for de 127 V.

      A maioria das bobinas sao 110/220V.

      Excluir
  5. bom dia.
    foi mudada meu medidor pela copel de mono para bifasico, o chuveiro funcionava perfeitamente, mas agora o chuveiro q eh 110 volts, funciona na temperatura morna como se fosse quente e a temperatura quente a agua sai fervendo, querendo estourar o chuveiro, o q poderia ser, as outras partes da casas parece estar td certo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "bemisso"

      Solução: trocar a resistencia do chuveiro.
      compre uma resistencia 220 volts.

      obs: verifique se o chuveiro tem a indicação 110/220 V, pois é necessário que o chuveiro também seja 220 Volts, existem modelos que são apenas 110 V.

      Caso você não efetue a troca da resistência, a mesma queimará em breve.


      14/03/2013 - Júneo Freitas

      Excluir
  6. Bom dia!
    Ganhei um "maxi turbo" da lorenzetti na tensão de 127v, porém meu chuveiro é de 220v, eu poderia passar um fio neutro e chegar ao maxi, e ligar apenas uma fase nele para fazê-lo funcionar? voce ja fez, ou sabe quem fez isto e deu certo? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode fazer isso, e não terá nenhum problema. Quando você levar o neutro até o chuveiro, e junto com a fase, o mesmo funcionar normalmente em 110V.

      Excluir
  7. Ola,
    Estou reformando meu apartamento, e agora me deparei com o problema das tomadas.
    Ganhei alguns aparelhos (chaleira eletrica, panela de arroz, steamer) dos Estados Unidos, porem nao sao compativeis com as tomadas que possuo em casa. Como os plugs sao chatos, nao cabem nem nas tomadas pela nova padronizacao adotada no Brasil.
    O que faco?? Posso usar adaptadores sem preocupar-me? Ha algum especifico tipo especifico que devo comprar?
    E quanto ao ferro de passar? Ele tb veio dos Estados Unidos. Preciso trocar a tomada por uma de 20A? E adaptador, posso usar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Posso usar adaptadores sem preocupar-me? Sim, desde que, você use apenas 1 equipamento no adaptador, esse adaptador é geralmente conhecido como " T " (tê). O que recomendamos é da marca FAME, mas você pode pedir uma sugestão para o próprio vendedor da loja especializada em parte elétrica.
    E quanto ao ferro de passar? Geralmente os adaptadores suportam uma corrente de 20A, mas tem alguns adaptadores de ate 40A, procure utilizar os 40A. E adaptador, posso usar? Pode sim, desde que, você utilize APENAS 1 equipamento por vez, pois eles aquecem quando se utiliza mais de 1 equipamento e podem danificar tanto a instalação elétrica, como os próprios fios da rede elétrica.

    O ideal é substituir as tomadas dos equipamentos, mas você pode utilizar normalmente os adaptadores, sem se preocupar. Lembre-se, apenas 1 equipamento por vez.

    Agradecemos o contato.
    Att,
    Equipe - Juneo Eletricista.

    ResponderExcluir
  9. Bem tenho um quarto com 6 tomas gostaria de saber se posso conectar esses seis fios em um único disjuntor. Tipo colocar as seis ponta do fio na entrada do disjuntor.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há necessidade, você pode fazer emendas nos fios em uma caixa de passagem, certifique que fiquem bem feitas, assim você economiza fios e espaço no eletroduto.

      Excluir
  10. Boa noite Sr. me chamo david, bem recentemente adquiri um medidor digital monofasico para fazer a leitura de um computador impressora e uma maquina de costura todos dentro de uma sala em minha residencia so que estou com dificuldade em interpreter o que vem como esquema no proprio medidor nao sei quais sao as linhas de entrada e as de saida os polos positivos se borne 1 e o negative se o borne 2 como entrada e saida 0 borne 3 positive e negative o brone 4 se puder me ajudar desde ja agradeco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito de cada fabricante, mas vc pode encontrar essa informação no site YouTube, como por exemplo esse video abaixo:

      https://www.youtube.com/watch?v=dbu0KAvwGs4

      Excluir
  11. Boas, para puxar água de um tanque para casa precisava de um esquema elétrico. Queria ligar uma bomba monofásica a um balão de pressão, pressostato, disjuntor, contactor, rele térmico e uma boia de nível baixo.
    Pois tinha a bomba ligada só com o pressostato, o tanque vazou e a bomba também, alguém me podia passar um esquema de ligação destes componentes passo a passo para um principiante Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Em uma rede de 220v o fio preto do reator vai na fase e o marrom no neutro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito de cada fabricante, mas geralmente o fio preto do reator vai na fase e o marrom na outra fase. Quando a ligação é em 110 v, vc isola o marrom.

      Excluir
  13. Bom dia,
    Mudei um guarda-roupa de lugar e o montador acabou deixando o interruptor atrás deste móvel desligado. Ou seja, agora, tenho um interruptor numa outra parede que não acende mais as lâmpadas. Se chamar um eletricista, ele consegue resolver o problema sem ter que afastar novamente o armário?
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, caso este outro lugar possua uma conexão com a lâmpada, é possível sim realizar a ligação da lâmpada sem precisar remover o armário. Pelo que entendemos, será possível ligar a lâmpada sem retirar o armário.

      Excluir
    2. Bom dia, Juneo.
      Agradeço infinitamente a pronta resposta. Estava muito preocupada. Imagino que haja esta conexão, pois as lâmpadas acendiam com o acionamento de ambos os interruptores.
      Deus o abençoe por esclarecer e ajudar as pessoas.

      Excluir
  14. Olá....quero instalar em minha casa 2 ar condicionados de 7.500 BTUS e 110 V . Vou puxar a energia de um local de uma distância de 73 metros da minha casa. Gostaria de saber qual MM do fio que devo usar ? e qual é o disjuntor ideal ? Nessa energia só serão ligados os dois ar e nada mais,se futuramente eu quiser instalar mais 2 ar nessa mesma fiação pode ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro sesa cabral, o ideal seria usar uma tensão de rede de 220v. Como a distância é grande, recomendamos uma fiação de no mínimo 10 MM, pois se caso vc for instalar mais 2 ar, será possível instalar sem mexer na fiação. O disjuntor para esses 2 ar pode ser de 15 A. Para esclarecer melhor esses valores é necessário verificar pessoalmente sua casa, recomendamos que vc consulte um eletricista.

      Excluir
    2. Obrigado eletricista. No caso de eu decidir instalar somente os dois ar , pode ser uma fiação de 6 mm ?

      Excluir
    3. Não, mesmo com só com esses 2 a distancia é muito grande (73 M). A fiação de 6 MM não aguenta, vai começar a esquentar a fiação e pode até mesmo aumentar o consumo de energia elétrica.

      Excluir
    4. Ok... valeu amigo !!

      Excluir
  15. Cara só mais uma pergunta. Quantos metros de fio que eu vou precisar comprar para fazer essa instalação ? São 73 M de distância .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce deve observar por onde a fiação vai passar, se no percurso ela precisara fazer alguma curva, por exemplo, passar pelo muro ... use uma Trena ou um Metro e meça onde os fios iram passar. Lembrando que é uma fase (73 m)e um neutro + 73 m = 146 Metros. Se for usar fio terra, + 73 m (pode ser fio 1,5 mm).

      Excluir
  16. boa noite meu nome e alex estou trocando alguns reatores e gostaria de saber se eu inverter os fios do reatores na rede o preto no neutro e o branco na fase o que pode ocorrer?porque ascende da mesma forma.por favor ajuda ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instalei um reator na minha lampada.a tensão aqui na minha localidade é 220v,fiz ligação do fio marrom no fase e fio preto no neutro,isola fio braco e deu certo. Já na tensão 127v,O fio branco vai no fase e o preto no neutro,isola fio marron

      Excluir
  17. Bom dia!
    estou tentando ligar o ventilador de parede em conjunto com a lampada fluorescente(2),porem o ventilador nao funciona(rede 110v) mesmo acusando no multimetro 127v(utilizo fase fio preto e neutro fio branco). neste reator alem do fio preto(fase)e fio branco(neutro)ha tambem 2 fios azuis e 2 fios amarelo alem do fio marrom e vermelho e na parte de baixo esta escrito nesta ordem liga,religa e desliga.Outro detalhe e que o disjuntor tambem pelo que pude observar faz a funcao de neutro e retorno ao mesmo tempo isto porque varias calhas com 2 lampadas estao ligadas em serie uma com as outras. Entao como farei para ligar este ventilador aproveitando o fios do reator!

    ResponderExcluir
  18. eletricista agradeco desde ja a solucao para este problema apresentado pois estou ha varios dias tentando e sem resultado.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde
    quando eu ligo painel de depois de algumas horas começa piscar sem parar, o que pode esta acontecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser mal contato nos disjuntores, tente apertar os parafusos deles.

      Excluir
  20. Bom dia!
    Estou pretendendo comprar um chuveiro paa instalar no banheiro de meu apto, mas não sei qual a voltagem que devo adquirir, 110 ou 220 v. Você sabe me informar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito importante que vc saiba corretamente, pois se vc comprar um 110 e sua rede for 220, o chuveiro queimará instantaneamente e a loja não troca. Vc deve procurar um eletricista, ele irá utilizar um multímetro para verificar isso. Ou ... Dependendo onde vc mora, a concessionaria de energia elétrica identifica na fatura essa informação.
      Att,
      Equipe - Juneo Eletricista.

      Excluir
  21. Olá, comprei um chuveiro ontem Top Jet da Lorenzetti, o moço instalou normal, e tava tudo funcionando. Quando estava tomando banho do nada a água ficou fria e não esquentou mais. Será que já queimou logo no primeiro dia ou pode ser algum fio errado? Pois a temperatura não estava muito quente porque haveria de queimar tão logo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a pressão do chuveiro que está baixa, a caixa está cheia ? Caso a caixa estiver com pouca água acontece isso. Fio errado não vai ser.

      Excluir
  22. se eu ligar um pressostato 220v na rede 110v ele funciona sem dar defeitos?ele é de compressor.pode causar acidentes por causa do mau funcionamento do pressostato?obrigado

    ResponderExcluir
  23. Pode ser que ele não atue quando necessário, veja no manual se é possível ligar ele em 110v, pode ser também que ela não desarme na pressão a qual foi projetado por causa da baixa tensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem pressostato 110 v ?. e tambem uma pergunta tem lampada de sodio 110v ?

      Excluir
  24. eu preciso ligar uma lampada mista 220 no 110 v mas numa fotocelula bivolt que esta ligada no 110 v.pode danificar a fotocélula por ligar uma lampada 220v no seu retorno 110v?

    ResponderExcluir
  25. Não danifica, só que a lâmpada irá funcionar com a metade de seu poder de iluminação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela funciona normal tipo tem mais amarelada e mais branca se for meio branca ela fica branca

      Excluir
  26. seu mercurio se vaporiza?pela sua baixa tensão por exemplo quando ela liga é amarela depois fica meio branca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vaporiza, ela demora um pouco mais para ficar branca por causa da tensão de 110v. Mas não tem problema algum.

      Excluir
  27. se o mercurio nao vaporiza como ela fica branca ela gasta mais energia queo normal por causa da tensão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tensão dessa lâmpada não influencia no consumo de energia.

      Excluir
  28. se eu liga-la num soquete de plastico daqueles de pendurar derrete pela sua temperatura.obrigado

    ResponderExcluir
  29. se o mercurio nao vaporiza como fica branca?e o so quete pode ser de louça?responde as duas por avor

    ResponderExcluir
  30. boa noite tenho um chuveiro gran ducha da fame 220v e simplismente ele nao desliga ja soltei o fio do diafragma e nada

    ResponderExcluir
  31. boa noite,estou precisando fazer um estágio nesta área vcs oferecem esse tipo de serviço?

    ResponderExcluir
  32. olá . tenho um reator eletronico para 2 lampadas e gostaria de utiliza-lo para aquecer uma resistencia no lugar das 2 lampadas. seria possível? imaginei usar tensão de 220V, então iniciaria utilizando os fios marrom e preto, conectar todos os fios vermelhos e azuis de um lado e do outro lado e ligar estas 2 ligações com a extremidade da resistencia. Acho que esta errado. Se possivel, como deveriam ser as ligações?

    ResponderExcluir
  33. Como faço para ligar um reator de vapor metálico de 400 220v na rede bifásica

    ResponderExcluir
  34. Como faço para ligar um reator de vapor metálico de 400 220v na rede bifásica

    ResponderExcluir
  35. Lâmpada explodio saindo uma fumaça preta após ligar o choveiro

    ResponderExcluir
  36. No apartamento tenho dois banheiros um com um chuveiro normal q funciona perfeitamente no outro tenho um Lorenzetti eletrônico q quando ligo no Max.desarma o DR e no mínimo funciona mas ao fechar a água dessarma tbm, a fiação está OK (6mm) o chuveiro é 7500w 220v o disjuntor do chuveiro não desarma só o DR é só quando ligo o Lorenzetti eletrônico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solange, há chuveiro compatíveis com DR e outros não.

      Qualquer chuveiro que não tenha resistência blindada, é incompatível com uma instalação elétrica que tenha DR instalado. Nesse caso o dispositivo residual irá perceber uma fuga de corrente, por menor que seja, e irá atuar desligando o circuito do chuveiro.

      Você deve observar se seu chuveiro pode ser instalado com o DR, veja com um eletricista ou com funcionários de lojas de material elétrico.

      Excluir
  37. Boa noite! Minha lampada estava piscando e do nada o bocal ficou com uma luz vermelha, começando a pegar fogo, ai fui correndo desligar no interruptor e ai parou. O que sera que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, o bocal pode não aguentar a potencia da lâmpada, se possível, dê preferência para uma "bocal" de porcelana. Pode ocorrer outro curto-circuito se você não substituir esse bocal.
      Comente aqui se ficou alguma dúvida.

      Excluir
  38. Tenho que instalar um ducha TopJet. O conector de porcelana tem três entradas, a no meio é o terra... o fase e o neutro podem conectar nas outras de maneira aleatória?

    ResponderExcluir
  39. Pode sim, não haverá nenhum problema. Se vc preferi, dê preferência por questões de padronização, deixando a Fase do lado direito.

    ResponderExcluir
  40. Olá bom dia . estou com a cabeça fervendo com esse problema. em minha casa tem 2 banheiros estavam os 2 chuveiros ligados no quente e derrepente td desligou e vimos do lado de fora onde passa a fiação com muita fumaça mas não vimos fogo. fomo no disjuntor pra ver se havia desarmado mas não. ai desligamos e ligamos de novo mas a energia não voltou. o que pode ter acontecido? sera que queimou os meus eletrodomesticos? estou muito preocupada
    me chamo Rutieli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rutieli, a fiação não suportou a carga dos dois chuveiros ligados ao mesmo tempo, penso que os dois estavam na "posição Inverno", ou seja, na temperatura mais alta. Pode ter ocorrido da chave do seu padrão externo ( o que fica na rua) ter desarmado, voce deve desligar e ligar novamente essa chave. Quando os disjuntores desarmam, eles demoram ligar novamente, cerca de meia hora. Os demais eletrodomésticos não tendem a ser prejudicados. Você deve solicitar que um eletricista veja se a fiação do chuveiro está adequada pra continuar funcionando, pois esse episódio pode voltar a acontecer.
      Recomendamos que vc não utilize os dois chuveiros ligados ao mesmo tempo, pois as fiações das casas geralmente não são projetadas para se ligar dois chuveiros ao mesmo tempo.

      Qualquer duvida, estamos a disposição.

      Excluir
  41. Eu intalei uma lâmpada vapor de sódio na minha igreja, porém ela fica piscando, fica acesa por uns 2 minutos aí apaga depois liga de novo, e fica assim o tempo todo. Alguém sabe me explicar qual pode ser o problema??

    ResponderExcluir
  42. Pode ser o reator que não está suportando a potência da lâmpada.

    ResponderExcluir
  43. Amigo eu vou fazer uma instalação de lâmpadas fluorescentes com o reator 2x20 em 127v, mas a luz será conectada através de tomada. A minha duvida é essa: eu vou precisar sempre saber onde está a fase e o neutro das tomadas que eu usar? Se eu inverter a fase e o neutro ao conectar em uma nova tomada qual problema pode acontecer?

    ResponderExcluir

Deixe sua dúvida,
comentário ou sugestão
no espaço de comentários acima.

Att,
Equipe
Juneo Eletricista.